domingo, 6 de abril de 2008

Andragogia - Algumas Considerações

INTRODUÇAO

No mundo atual é cada vez mais importante se educar. As transformações ocorridas nos mais diversos setores da sociedade nos trazem essas exigências. Estamos em constante processo de aprendizado. A aprendizagem é algo que acontece essencialmente em meio à interação coletiva, no convívio social e nas relações profissionais de empresas, grupos e sociedades também.

A andragogia é a ciência que estuda exclusivamente a aprendizagem do adulto, é a solução para essa exigência educacional.

O proposto trabalho é uma pesquisa bibliográfica que a principio apresentará o histórico da andragogia.

No segundo momento será analisado o diferencial entre pedagogia e andragogia, ressaltando a distinção do aluno adulto e da criança dentro do processo de aprendizagem.

No terceiro momento serão enfocados os princípios da andragogia, para depois trabalhar o mapa andragógico da aprendizagem.

Finalmente, será mostrado o papel do professor universitário na perspectiva andragógica.

O objetivo dessa pesquisa é mostrar que adultos e crianças são diferentes no processo de aprendizado. Crianças são indefesas e dependentes, aceitam passivamente o que lhes é imposto e ensinado necessitam de auxílio e direcionamento no processo de ensino- aprendizagem. Já os adultos, para que se mostrem dispostos a aprender, é indispensável que saibam porque precisam aprender algo e perceber o quanto lhes faz falta o conhecimento.

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