domingo, 6 de abril de 2008

O Mapa Andragógico da Aprendizagem

Segundo Cavalcanti, a andragogia tem o aluno como processo de ensino- aprendizagem.

O processo de ensino-aprendizagem, do ponto de vista andragógico, procura tirar o máximo proveito das características peculiares dos adultos (...).Os resultados de todo o processo são potencializados, atingindo uma aprendizagem mais fácil, profunda, criativa. (Cavalcanti,2004/2005, p 48.)

Toda experiência adquirida pelos adultos em sua vivencia lhes dá condições para que possa tomar decisões.

Todo aprendizado na vida adulta é direcionada para seu interesse. O adulto decide o que quer aprender. Ele tem necessidade de conhecimento, mas um conhecimento que seja pratico em sua vida diária. Ficar em uma sala de aula, onde deve ficar horas estudando até alcançar um objetivo não é interessante para o adulto.

Em “Pedagogia da Autonomia”, Paulo Freire afirma que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. As matérias devem ser selecionadas pelo professor de acordo com as necessidades de seus alunos, contando com a ajuda dos mesmos no planejamento.

Existem conteúdos que devem ser estudados independentemente do parecer do aluno. Matérias que são importantes e significativas. Cabe ao educador buscar recursos que não deixem à aula maçante e que revele ao aluno a necessidade do conteúdo estudado.

3 comentários:

Acolher - Grupo de Apoio à Adoção disse...

parabens pelo blog ludmilla, tamb´´em usamos os principios da andragogia em nossa empresas

Fernanda Bengezen disse...

Olá!! Muito bacana seu blog! Aliás, estou indicando no meu: psicopedagogafernanda.blogspot.com

Abraços

Paulo Alves disse...

Parabéns pela iniciativa do blog dedicado à Andragia, estarei sempre consultando-o e o recomendarei a outros colegas.

Paulo Alves