domingo, 6 de abril de 2008

Diferença Fundamental - Andragogia e Pedagogia

Segundo Cavalcanti (1999), crianças são seres indefesos, dependentes. Durante a idade escolar eles ainda aceitam a dependência, a autoridade do professor. O adulto ao contrário, já trás independência. Essa distinção infelizmente é ignorada, a mesma pedagogia é usada em crianças e adultos.

Enfim, o autor confirma que o modelo andragógico é um sistema de suposições que, também, incluem suposições pedagógicas.

Para o aluno adulto o mais importante não é a experiência do professor. Aquele que aprende de acordo com os métodos da pedagogia tira pouco proveito. De acordo com a visão andragógica os adultos possuem mais experiências que as crianças, e é isso que os diferencia. Suas experiências são um recurso para suas próprias aprendizagens.

Na andragogia, o processo de aprendizagem dos adultos busca utilidade em sua vida pessoal e profissional, enquanto na pedagogia a vontade de aprender está relacionada às finalidades de êxito escolar.

Nos processos pedagógicos, a aprendizagem está centrada nos conteúdos, e não nos problemas. Nos andragógicos, a aprendizagem é desfocada de conteúdos, é dirigida para a resolução de problemas e tarefas que se confrontam na vida cotidiana.

No plano pedagógico são fatores externos, como notas, que motivam a aprendizagem.Já no plano andragógico são estímulos internos como auto-estima e qualidade de vida que motivam o adulto para a aprendizagem.

O quadro a seguir representa as distinções dos dois campos

PEDAGOGIA X ANDRAGOGIA

Fonte: Cavalcanti, Revista clinica Cirúrgica da Paraíba,nº6,Ano 4,Julho de 1999.

Características da Aprendizagem

Pedagogia

Andragogia

Relação professor/aluno

Professor é o centro das ações, decide o que ensinar,como ensinar e avalia a aprendizagem

A aprendizagem adquire uma característica mais centrada no aluno, na independência e na auto-gestão da aprendizagem

Razoes da Aprendizagem

Crianças (ou adultos) devem aprender o que a sociedade espera que saibam (seguindo um currículo padronizado)

Pessoas aprendem o que realmente precisam saber (aprendizagem para a aplicação pratica na vida diária).

Experiência do aluno

O ensino é didático, padronizado e a experiência do aluno tem pouco valor

A experiência é rica fonte de aprendizagem, através da discussão e da solução de problemas em grupo.

Orientação da Aprendizagem

Aprendizagem por assunto ou matéria

Aprendizagem baseada em problemas, exigindo ampla gama de conhecimentos para se chegar à solução



3 comentários:

Ana Vieira Pereira disse...

Ludmila: creio que vc poderia repensar as suas fontes do que é a relação pedagógica. Hoje, dificilmente encontraremos um autor que use a tabela que vc usa para estabelecer a diferença entre pedagogia e andragogia. Abraços, Ana

Unknown disse...

Prezada Ana Vieira (sobre o comentário acima) seria interessante criticar propondo solução. Talvez você esteja levando em consideração opinião pessoal.
Andragogia é isso que está postado. Parabéns ao blog.

Unknown disse...

Gostei muito da explicação, muito esclarecedor!