Segundo Cavalcanti (1999), crianças são seres indefesos, dependentes. Durante a idade escolar eles ainda aceitam a dependência, a autoridade do professor. O adulto ao contrário, já trás independência. Essa distinção infelizmente é ignorada, a mesma pedagogia é usada em crianças e adultos.
Enfim, o autor confirma que o modelo andragógico é um sistema de suposições que, também, incluem suposições pedagógicas.
Para o aluno adulto o mais importante não é a experiência do professor. Aquele que aprende de acordo com os métodos da pedagogia tira pouco proveito. De acordo com a visão andragógica os adultos possuem mais experiências que as crianças, e é isso que os diferencia. Suas experiências são um recurso para suas próprias aprendizagens.
Na andragogia, o processo de aprendizagem dos adultos busca utilidade em sua vida pessoal e profissional, enquanto na pedagogia a vontade de aprender está relacionada às finalidades de êxito escolar.
Nos processos pedagógicos, a aprendizagem está centrada nos conteúdos, e não nos problemas. Nos andragógicos, a aprendizagem é desfocada de conteúdos, é dirigida para a resolução de problemas e tarefas que se confrontam na vida cotidiana.
No plano pedagógico são fatores externos, como notas, que motivam a aprendizagem.Já no plano andragógico são estímulos internos como auto-estima e qualidade de vida que motivam o adulto para a aprendizagem.
O quadro a seguir representa as distinções dos dois campos
PEDAGOGIA X ANDRAGOGIA
Fonte: Cavalcanti, Revista clinica Cirúrgica da Paraíba,nº6,Ano 4,Julho de 1999.
Características da Aprendizagem | Pedagogia | Andragogia |
Relação professor/aluno | Professor é o centro das ações, decide o que ensinar,como ensinar e avalia a aprendizagem | A aprendizagem adquire uma característica mais centrada no aluno, na independência e na auto-gestão da aprendizagem |
Razoes da Aprendizagem | Crianças (ou adultos) devem aprender o que a sociedade espera que saibam (seguindo um currículo padronizado) | Pessoas aprendem o que realmente precisam saber (aprendizagem para a aplicação pratica na vida diária). |
Experiência do aluno | O ensino é didático, padronizado e a experiência do aluno tem pouco valor | A experiência é rica fonte de aprendizagem, através da discussão e da solução de problemas em grupo. |
Orientação da Aprendizagem | Aprendizagem por assunto ou matéria | Aprendizagem baseada em problemas, exigindo ampla gama de conhecimentos para se chegar à solução |
3 comentários:
Ludmila: creio que vc poderia repensar as suas fontes do que é a relação pedagógica. Hoje, dificilmente encontraremos um autor que use a tabela que vc usa para estabelecer a diferença entre pedagogia e andragogia. Abraços, Ana
Prezada Ana Vieira (sobre o comentário acima) seria interessante criticar propondo solução. Talvez você esteja levando em consideração opinião pessoal.
Andragogia é isso que está postado. Parabéns ao blog.
Gostei muito da explicação, muito esclarecedor!
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